terça-feira, 16 de setembro de 2008

Resumo - Luana Santos do Rosário

A pesquisa em Educação Física no Nordeste Brasileiro (Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe), 1982 -2004: Balanços e perspectivas / Dr. Silvio Sánchez Gam / Drª Márcia Chaves / Drª Celi Taffarel.

Com base na análise do texto, observa-se que ele se refere a um estudo que se originou a partir da questão do saber a respeito das produções cientificas no campo de ação da educação física e perceber quais são as problemáticas existentes no processo de formação acadêmica referente a esta área e o esporte no nordeste do Brasil. Tudo isso resultou em uma constatação de que existe uma grande carência no que diz respeito a programas de pós-graduação na região do nordeste, entretanto a produção cientifica em níveis de mestrado e doutorado é bastante intensa.Esta pesquisa é fundamenta em abordagens localizadas em áreas como a epistemologia, história, geografia, filosofia estatística e ciências sociais.Na busca de torna o texto aprontado, coerente e com clareza maior o autor usa de táticas e argumentos como:
· Levantamento criterioso de dados de produção
· Um referencial teórico para organização dos dados

Com base na análise do texto, observa-se que ele se refere a um estudo que se originou a partir da questão do saber a respeito das produções cientificas no campo de ação da educação física e perceber quais são as problemáticas existentes no processo de formação acadêmica referente a esta área e o esporte no nordeste do Brasil. Tudo isso resultou em uma constatação de que existe uma grande carência no que diz respeito a programas de pós-graduação na região do nordeste, entretanto a produção cientifica em níveis de mestrado e doutorado é bastante intensa.Esta pesquisa é fundamenta em abordagens localizadas em áreas como a epistemologia, história, geografia, filosofia estatística e ciências sociais.Na busca de torna o texto aprontado, coerente e com clareza maior o autor usa de táticas e argumentos como:
· Levantamento criterioso de dados de produção
· Um referencial teórico para organização dos dados


VIGARELLO, Georges. A invenção da ginástica no século XIX: movimentos novos, corpo novos. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 25, n.1, p. 9-20, set. 2003.

O texto expõe os surgimentos, as modificações e a revolução que a ginástica enfrentou para que fosse reconhecida como algo necessário à vida social. Para que almejasse seu objetivo seria indispensável uma quebra nos padrões tradicionais e o aparecimento de uma linha de raciocínio especifico voltado para a aceitação da população, ou seja, iniciara-se uma era revolucionaria na visão que esta direcionada no conceito de corpo e exercício físico. Com o surgimento da invenção do dinamômetro por Régneir o corpo se transpõem a ser também objeto de produtivo em virtudes da contabilizações que podem ser feitas nele através dos movimentos musculares. Os questionários estavam voltados para a exploração mensurável de força interligada a outros fatores como velocidade, ingestão alimentar entre outros. Que resultariam em produtos diversos. Consequentemente de maneira abrangente passar a existir à possibilidade sugestiva de implantação desta nova atividade no âmbito escolar, o objetivo não era obrigar a pratica desta atividade no campo escolar, mas acima de tudo mantê-los informado de seu poder de intervenção. Ressaltando que mesmo apresentando grandes e positivas propostas sua trajetória era convencer a população mesmo estando em meio a um conflito político. Pertinentemente buscava o trabalho em conjunto para que pudesse influenciar a população em massa, alargando cada vez mais.



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