terça-feira, 16 de setembro de 2008

Rascunho de Resenha - Prof. Renato Izidoro.

Prezados Estudantes! Este texto é um rascunho de resenha que foi criado com trechos recortados da resenha de cada um de vocês. Cada recorte é seguido do nome do respectivo autor.
O estudo apresenta como tema central: Tendência e mudanças da produção de trabalhos científicos na área de educação física (SILVA), a partir do estudo de várias pesquisas para adquirir melhores conhecimentos da educação física na região nordestina (PEREIRA). O estudo aqui apresentado atende às características de uma pesquisa matricial, à necessidade de compreender a produção científica no âmbito regional e à possibilidade de desenvolver um trabalho coletivo (GALVÃO). A pesquisa sobre em Educação física no nordeste Brasileiro apresenta um balanço da produção de trabalho cientifico em educação física definida e algumas que ainda não foram definidas nos mestra dos e doutorados em educação física (SILVA SANTOS).
a pesquisa foi organizado com os objetos: recuperar informações, identificar e problemática, analisar tendências teorias metodológicas, constatar semelhanças e deferências nos resultados, apontar dificuldades e perspectivas para a consolidação e desenvolvimento da pesquisa na região (SILVA SANTOS).
A recuperação de estudos anteriores, ajudaram a diferenciar estilos ou maneiras de pesquisas e produção de conhecimento (NOVAES).
Tudo isso resultou em uma constatação de que existe uma grande carência no que diz respeito a programas de pós-graduação na região do nordeste, entretanto a produção cientifica em níveis de mestrado e doutorado é bastante intensa (ROSÁRIO).
Questões que abordam atividade física e saúde, recreação/lazer entre outros (SANTOS). Bem como, Os temas abordados foram de diversas áreas como por exemplo: memória, cultura e corpo; escola; formação profissional/campo de trabalho; políticas públicas, etc. (PEREIRA).Com todas as análises feitas no período de 22 anos, o autor concluiu que a sua epistemologia dividiu-se em três partes: pioneirismo nos dez primeiros anos, expansão, entre 1993 a 1999 e consolidação, de 2000 a 2004, e permitiu visíveis perspectivas (PEREIRA). Através dos dados, constatou-se a diminuição das abordagens analíticas e positivistas e o aumento progressivo das tendências crítico-dialéticas e, em menor proporção, das fenomenológicas-hermenêuticas; entretanto, a intensidade do crescimento das abordagens críticas é maior no Nordeste e o materialismo histórico apresenta-se heuristicamente como uma forma privilegiada de abordar as problemáticas nos seus contextos sócias e históricas (GALVÃO).
Esta pesquisa é fundamenta em abordagens localizadas em áreas como a epistemologia, história, geografia, filosofia estatística e ciências sociais (ROSÁRIO).Com base em pesquisas realizadas nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe, voltados para estudos do desenvolvimento destas regiões referindo-se a implantação do curso de pós-graduação e ao campo da Educação física (SANTOS). Levantamentos demonstram que nos estados citados acima há perspectivas de criação do curso de pós-graduação em Educação Física, por apresentarem grandes interesses nas práticas da mesma (SANTOS).

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