terça-feira, 16 de setembro de 2008

Resenha - Marilene Nunes dos Santos

A pesquisa em Educação Física no Nordeste Brasileiro (Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe), 1982 -2004: Balanços e perspectivas / Dr. Silvio Sánchez Gam / Drª Márcia Chaves / Drª Celi Taffarel

Com base em pesquisas realizadas nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe, voltados para estudos do desenvolvimento destas regiões referindo-se a implantação do curso de pós-graduação e ao campo da Educação física, pesquisadores levantaram questões que abordam atividade física e saúde, recreação/lazer entre outros, sendo que a epistemologia faz uma análise da Educação física, porém suas construções contemporâneas provem da ciência e da filosofia. Outros estudos referem-se à epistemologia como um conhecimento filosóficos e científicos. Como modelo de influências cientifica envolvida temos: a historia, a geografia e a estatística. Levantamentos demonstram que nos estados citados acima há perspectivas de criação do curso de pós-graduação em Educação Física, por apresentarem grandes interesses nas práticas da mesma.

VIGARELLO, Georges. A invenção da ginástica no século XIX: movimentos novos, corpos novos. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 25, n.1, p. 9-20, set. 2003.

Este artigo relata sobre uma ruptura no modelo tradicional de ensino usado na Europa entre os anos de 1810 a 1820, surgindo um novo modelo de ensino voltados para execução de exercícios físicos, nascido em alguns colégios em Londres, Berne ou Berlin, París. Essa nova modalidade de ensino voltada para educação do corpo, causando transtorno para o modelo tradicional, pois esta seria medida e comparada por um orientador para observar o desenvolvimento do aluno. Calcula-se que precisamente nos anos 1830 esta inovadora prática de ensino ganhou espaço, se estendendo para circos armados nas grandes cidades, o desenvolvimento deste trabalho foram observados através de uma tabela que rigorosamente acompanhava o desempenho do indivíduo. Este desenvolvimento possibilita ao educando maiores condições físicas, ampliando seus movimentos, podendo também ser usado para corrigir formas e curvaturas errôneas apresentadas pelo corpo. Esta inovação revolucionou as escolas, sendo que mesmo havendo resistência houve um momento no qual a conquista percorreu grupos escolares e militares.



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