terça-feira, 23 de setembro de 2008

Resenha - Daniel Pereira

A pesquisa em Educação Física no Nordeste Brasileiro (Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe), 1982 -2004: Balanços e perspectivas / Dr. Silvio Sánchez Gam / Drª Márcia Chaves / Drª Celi Taffarel.
O artigo analisado, enfoca sobre pesquisas utilizadas no nordeste brasileiro, onde procura estudar várias pesquisas para adquirir melhores conhecimentos da educação física na região nordestina, para isso, o autor utilizaou dos saberes da área filosófica. Com o intuito de obter informações sobre docentes mestres e doutores, atuantes na região, foram analisadas pesquisas de Souza e Silva, Faria Júnior, dentre outros importantes para um amplo conhecimento da educação física no nordeste. Os temas abordados foram de diversas áreas como por exemplo: memória, cultura e corpo; escola; formação profissional/campo de trabalho; políticas públicas, etc. Com todas as análises feitas no período de 22 anos, o autor concluiu que a sua epistemologia dividiu-se em três partes: pioneirismo nos dez primeiros anos, expansão, entre 1993 a 1999 e consolidação, de 2000 a 2004, e permitiu visíveis perspectivas.



VIGARELLO, Georges. A invenção da ginástica no século XIX: movimentos novos, corpos novos. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.25, n.1, p.9-20, set. 2003.

O artigo analisado enfoca sobre um novo tipo de exercício físico nos anos de 1810 e 1820, que foi a ginástica, causando uma grande transformação das atividades físicas das escolas e forças armadas, onde houve uma quebra do tradicionalismo militar. A nova visão do corpo visava mais do que a desempenho, avaliava a capacidade corporal do indivíduo ao longo do tempo, portanto, a força passa a ser mais analisada, e o exemplo disso é a popularização do dinamômetro, aparelho que avalia a força, em quilograma, exercida sobre o instrumento, ou seja, era a forma para demonstrar em números a potência dos músculos. Passa a ser analisada também a força corporal relacionada à nutrição do indivíduo, ou seja, verifica-se a força de um determinado avaliado e verifica-se o cardápio digerido por ele durante alguns anos, relacionando a força desse indivíduo com outro que não tiveram a mesma dieta. Contudo, a física e a geometria, também passam a serem utilizadas para análise de ginástica.

Nenhum comentário: